Ecologicamente Correto


A crescente procura por produtos feitos com poliéster reciclado mostra a consciência ambiental de empresas e consumidores. A indústria têxtil está sempre em busca de inovações e uma das que mais ganham espaço no mercado é o fio de poliéster obtido através da reciclagem do Poli Etileno Tereftalato (PET). Por ser feito a partir de garrafas de refrigerante, óleo e outros, o material ainda tem um forte apelo ecológico junto ao consumidor e, com ele, podem ser feitos roupas, camisetas, cerdas de vassoura, tapetes de carro e cobertores.

Além da consciência ambiental, há também uma preocupação social, pois o processo inicia-se com a coleta por meio de cooperativas de catadores de produtos recicláveis. Na primeira etapa do processo, da garrafa a fibra, o material é moído, descontaminado e condicionado em fardos. No processo de fiação, a fibra transforma-se em fio para que tecelagens e malharias possam dar andamento aos seus produtos. Em seguida, vai para a confecção de artigos de vestuário, cama, mesa, banho ou acessórios, chegando aos consumidores finais.

O crescimento da produção de fio vem ao encontro do interesse das empresas e dos cidadãos de mostrar sua consciência ecológica e o resultado final é um produto de qualidade idêntica à  aquele que foi confeccionado com matéria prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: o respeito ao meio ambiente por meio de valores sociais e ecológicos agregados.

Ao pleno entendimento destas atitudes, aliam-se as oportunidades de grandes negócios. Ser ecologicamente correto é também uma tendência de mercado, e a Cocamar investe neste projeto e o convida a fazer parte deste time por meio da utilização do Fio Cocamar Ecológico, uma solução inteligente e rentável.


Fio Cocamar Ecológico


O Fio Cocamar Ecológico foi inspirado a partir da necessidade de redução do impacto que o PET causa em todo o mundo. A conversão da embalagem ao fio é a mais recente ação ecológica da Cocamar, englobando, desta forma, mais uma positiva ação aos projetos sociais e ecológicos da cooperativa.

Atualmente, na Cocamar, o fio feito da reciclagem de garrafas PET chega a 10% da nossa produção total de fios, ante a uma produção inicial de apenas 1%. Produzimos na composição de 50% de poliéster reciclado e 50% de algodão, porém com capacidade de fazer fios com outras composições.

Com intuito de valorizar ainda mais os produtos confeccionados a partir do Fio Cocamar Ecológico e garantir toda a rastreabilidade do processo da Indústria de Fios Cocamar, foram distribuídos milhares de tags ao nossos clientes, desde o seu lançamento no final de 2002.

O material, se comparado com outros tipos de fios, também é competitivo dentro da indústria têxtil, porque o custo do produto está dentro da média e mostra vantagens como qualidade, maciez, resistência, durabilidade e colabora com o meio ambiente.

No país, é cada vez maior a demanda por fio considerado ecologicamente correto, empregado em confecções diversas, como uniformes profissionais, malhas e até no chamado segmento “fashion”.

Atualmente, o fio é comercializado nas principais malharias do Sul e Sudeste e a Cocamar aposta que a expansão da demanda por esse fio vai continuar e ganhando cada vez mais importância dentro de sua indústria.